Saiba como atua e entenda a relevância do setor de cursos para o LearningLab

douglasnascimento 29/07/2024, às 23:40

Um dos mais ativos do trabalho LearningLab (LL), o clã de cursos é um que faz parte do projeto desde a sua concepção, estando direta ou indiretamente relacionado a três pilares bastante importantes no meio acadêmico: a pesquisa, o ensino e a extensão.

De acordo com a coordenadora do LL, Jacilane Rabelo, desde início o projeto é voltado principalmente para a gestão do conhecimento — visando tanto seus próprios integrantes quanto seu entorno (o que inclui a comunidade acadêmica quanto a extensão).

A partir de pesquisas realizadas com os estudantes dos cursos de TI do campus de Russas da UFC, concluiu-se que havia muita teoria e pouca prática para consolidar os conhecimentos, probemáticas que culminaram com a ideia de iniciar o setor de cursos no projeto.

“O grande diferencial do LearningLab foi isso: sempre cursos voltados para a prática. Tem a teoria, lógico, porque eles têm que aprender — não tem como fugir da teoria —, mas não é o nosso ponto principal”, destacou Jacilane.

Essa abordagem prática permite ações que muitas vezes não são possíveis em uma sala de aula com 50 alunos, como um acompanhamento mais de perto em laboratório — tanto por quem ministra o curso quanto pelos monitores presentes em cada um deles.

“A gente capacita os monitores para que realmente o aluno ponha a mão na massa. Mesmo que seja uma imersão de artigo ou de Scrum… a gente traz um projeto da vida real para que os próprios alunos possam praticar”, comentou a coordenadora.

A escolha de cada curso também é pensada nos mínimos detalhes. Segundo Larissa M. Melo, uma das líderes do clã, os assuntos abordados precisam contribuir significativamente para o currículo dos estudantes.

“Existe todo um planejamento interno, onde os líderes se juntam aos membros do setor e discutem ideias de temas e dividem as atividades, de forma organizada”, destacou ela, que comanda o setor ao lado dos membros Wesley Sousa e Ericky Ryan.

Um trabalho efetivo e multidisciplinar

A abordagem do LearningLab deu muito certo. Até hoje, foram 8 cursos ministrados — todos eles podem ser conferidos nessa página —, com resultados bastante positivos, como os mais de 290 alunos impactados e os mais de 270 estudantes certificados por eles.

A pandemia de COVID-19, a qual estava em vigor no começo do LearningLab, não impossibilitou a execução bem-sucedida dos cursos. Nesse período, foram ministrados alguns bem importantes como o de Scrum, de Liderança na TI e de Elicitação de Requisitos.

Principalmente nessa fase inicial, foram bastante importantes as parcerias — como com o professor Alexandre (que atuou como Scrum Master no curso de Scrum) e com a empresa júnior de TI do campus de Russas, a Include Jr (para o curso de Liderança).

De lá para cá, o fim da pandemia possibilitou a ida do ambiente remoto para o laboratório, mas o LearningLab entende que a abordagem virtual continua sendo importante (a depender do contexto).

Isso porque um curso na modalidade remota permite alcançar mais pessoas que um ministrado pessoalmente. Já participaram de cursos do LL alunos de instituições como o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por exemplo.

O mais recente curso do projeto, de React Native, inclusive, aconteceu de forma completamente online — o que permitiu alcançar um público cujo acesso à universidade se fazia inviável no período em que acontecia a greve docente na UFC.

Uma dessas pessoas impactadas, o aluno Gabriel São Pedro, estudante do curso de Engenharia de Software, afirmou que o curso tem sido uma excelente maneira de aprimorar seus conhecimentos na tecnologia.

Mesmo já tendo certa familiaridade com muitos dos conceitos abordados, Gabriel pôde aprimorar o que já sabia e, com a abordagem de cursos do LearningLab, colocar em prática seus antigos e novos conhecimentos.

A experiência prática de construir um projeto completo no React tem solidificado meu entendimento e me preparado melhor para desafios futuros no desenvolvimento web. Além disso consegui expandir minha perspectiva sobre boas práticas e eficiência no desenvolvimento de aplicações modernas.

Gabriel São Pedro, estudante

O setor de cursos do LearningLab também traz resultados importantes para o setor de pesquisa. Muitos dos cursos já serviram com base para artigos publicados pelo projeto — algo alcançado graças aos formulários de feedback, desafios e interações que são coletadas e analisadas.

“Após a análise, pode-se fazer artigos, melhorar e levar mais cursos de qualidade, pensar em cursos com temas que os alunos preferem e analisar formas de gestão também”, destacou Larissa, que é responsável pelo planejamento e organização dos cursos.

Dessa forma, o setor de cursos atua tanto com foco em seu objetivo de gestão de aprendizagem como também em benefício de outros setores do projeto, fornecendo coisas como análises de dados e gestão, melhora nos processos e afins.