Conheça mais sobre os artigos do LearningLab já aceitos e publicados

douglasnascimento 23/05/2024, às 22:00

Para além de setores como os de desenvolvimento, palestras, extensão, etc, o LearningLab conta também com um clã dedicado exclusivamente a pesquisa. E ao longo desses poucos anos de existência do projeto, muitos artigos acadêmicos foram elaborados — alguns deles tendo alçado altos voos.

Os artigos do LearningLab discorrem principalmente sobre os cursos ofertados, com destaque também para produções acadêmicas sobre sistemas em desenvolvimento pelo projeto (como é o caso do GestLab).

Nesta publicação especial, vamos conhecer um pouco melhor sobre os artigos do LearningLab que já foram aceitos e publicados, bem como as pessoas responsáveis pela produção de cada um deles.

Vamos à lista?

An Experience Report of Remote Teaching about the IT Leadership Course – A Practical Approach

Este trabalho discorre sobre a metodologia de aplicação de um curso realizado à distância no contexto da pandemia de COVID-19. Intitulado “Liderança em TI: Uma Abordagem Prática”, o curso apresentou aos seus estudantes uma série exemplos de situações reais da vida diária no mercado de trabalho.

A partir dos resultados obtidos com a aplicação, os nossos pesquisadores concluíram que a metodologia resultou em pontos positivos como o conteúdo abordado, a metodologia de ensino e a didática dos palestrantes, bem como a metodologia de ensino de fácil absorção e o ensino objetivo e claro.

Conheça os pesquisadores:

  • Marina
  • Gabriela
  • Gilberto
  • Jorge
  • Mateus
  • Jacilane

Você pode conferir a pesquisa completa por esse link.

Remote Teaching of Scrum in Practice: an analysis of participants’ perception

A pandemia trouxe desafios significantes no que se refere a ensinar processos práticos e/ou majoritariamente presenciais num contexto remoto. O ensino das metodologias ágeis, por exemplo, foi um grande desafio enfrentado por profissionais de educação em áreas de TI — entre eles, os que atuam no setor de cursos do LearningLab.

Esse trabalho esmiuça os desafios, as metodologias, bem como os resultados obtidos a partir da aplicação do curso “Scrum na Prática”, ministrado de forma remota pelo LL para alunos da UFC e da comunidade externa. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes se mostrou satisfeita com o curso e com sua metodologia de ensino.

Conheça os pesquisadores:

  • Marina
  • Gabriela
  • Mateus
  • Jorge
  • Pedro
  • Giovana
  • Jacilane

Você pode conferir a pesquisa completa por esse link.

Remote Teaching of Requirements Elicitation Techniques in a Pandemic Scenario: A Practical Approach

Ainda no contexto pandêmico, esse artigo relata a experiência de ensino sobre Elicitação de Requisitos tendo como base a aplicação de um curso sobre o tema em formato remoto. O grande diferencial do curso em questão foi a abordagem que utilizou exemplos reais de empresas desenvolvedoras de software para embasar os conteúdos apresentados.

Assim como nos dois primeiros trabalhos, os resultados foram analisados pelos pesquisadores, os quais avaliaram a percepção dos participantes do curso quanto a aspectos como o nível de facilidade de compreensão da metodologia de ensino e discutiram os efeitos resultados a partir de sua aplicação.

Conheça os pesquisadores:

  • Marina
  • Gabriela
  • Mateus
  • Jorge
  • Pedro
  • Thiago
  • Jacilane

Você pode conferir a pesquisa completa por esse link.

Uma Análise Retrospectiva dos Cursos Ofertados pelo LearningLab para Auxiliar na Formação Acadêmica dos Estudantes de Computação

Diferentemente dos três artigos anteriores, que abordavam cursos específicos, esse trabalho teve uma abordagem mais generalista ao fazer uma espécie de documentação dos vários cursos já ofertados para alunos do campus de Russas da Universidade Federal do Ceará (UFC) na época em que o trabalho foi desenvolvido.

Por meio de um levantamento de dados referentes a diferentes aspectos dos cursos, foram feitas análises quantitativa e qualitativa a partir do feedback de 200 alunos para evidenciar semelhanças e diferenças na metodologia de aplicação dos cursos, bem como descobrir qual a contribuição deles para a formação acadêmica dos alunos.

Conheça os pesquisadores:

  • Marina
  • Pedro
  • Jordas
  • Israely
  • Aline
  • Jacilane

Você pode conferir a pesquisa completa por esse link.

CodeSmells? Aqui não! Limpando e Refatorando Códigos na Prática: Um Relato de Experiência da Execução do Curso CodeSmells na Prática

Voltando a focar em um curso específico, esse trabalho teve como objetivo descrever o curso de “Refatoração de Códigos”, mas agora já voltando ao contexto presencial pós pandemia de COVID-19. Ele foi ofertado pelo LL para 20 estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação da UFC campus de Russas e utilizou o ensino interativo de base teórica e prática.

Como nos cursos ofertados na pandemia, os pesquisadores analisaram os resultados obtidos a partir da aplicação do curso, por meio de pesquisas realizadas com os participantes. Foi descoberto que a maioria deles gostou da atividade prática proposta, bem como seria capaz de aplicar na prática os conceitos aprendidos.

Conheça os pesquisadores:

  • Pedro
  • Robson
  • Jorge
  • Marina
  • George
  • Israely
  • Ricardo
  • Jacilane

Você pode conferir a pesquisa completa por esse link.

Flutterama – Descomplicando a Programação em Flutter: Um Relato de Experiência de um Curso Online Prático de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Outro curso realizado pelo LearningLab no contexto pós-pandêmico foi o “Flutterama: Descomplicando a programação em Flutter”, o qual foi voltado a iniciantes em programação para dispositivos móveis e contou com uma abordagem teórico-prática na metodologia implementada pelos responsáveis no projeto.

Contando com a participação de 16 estudantes, o curso revelou em seus resultados que a maioria dos participantes — estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação da UFC campus de Russas — valorizou as atividades práticas e demonstrou compreender efetivamente os conceitos aprendidos.

Conheça os pesquisadores:

  • Jordas
  • Robson
  • Gabriel
  • Israely
  • Marina
  • Jacilane

Você pode conferir a pesquisa completa por esse link.

Codificando ideias – HTML & CSS na prática para iniciantes: Um Relato de Experiência e lições aprendidas

No contexto de TI, existe uma infinidade de cursos sobre tecnologias de desenvolvimento para a web populares (como HTML e CSS), mas esse trabalho aborda uma metodologia diferenciada na aplicação de um curso com essa temática pelo LearningLab, o qual visou aguçar habilidades interpessoais entre seus participantes.

Simulando os desafios reais vivenciados pelos profissionais de TI, o curso forneceu uma vivência mais prática em relação ao contexto dessas duas tecnologias, o que possibilitou que os alunos envolvidos se sentissem mais motivados na entrega das atividades solicitadas e aprovassem a metodologia de ensino aplicada.

Conheça os pesquisadores:

  • Pedro
  • Israely
  • Jorge
  • Marina
  • Jacilane

Você pode conferir a pesquisa completa por esse link.

Figmatizando Ideias: Um Relato de Experiência da Execução do Curso Presencial de Figma na Prática

Esse é mais um artigo que tem como pano de fundo um curso presencial realizado pelo LearningLab, o “Figmatizando Ideias”, o qual teve como principal objetivo apresentar conceitos de design de interface de usuário para alunos dos cursos de TI do campus da UFC de Russas.

Apresentando um relato de experiência relacionado à aplicação do curso, o artigo mostra que a maioria dos participantes alegou compreender os conteúdos ministrados durante as aulas, bem como que exercitaram os conhecimentos obtidos e gostaram da didática de ensino.

Conheça os pesquisadores:

  • Israely
  • Adam
  • Giovana
  • Riane
  • Marina
  • Jacilane

Confira o artigo clicando nesse link.

GestLab: Sistema de Gestão de Conhecimento e Processos Colaborativos para um Projeto de Pesquisa e Extensão da UFC – Campus de Russas

Esse trabalho acadêmico tem como foco descrever a plataforma de gestão de conhecimento e processos colaborativos em desenvolvimento pelo LearningLab, o GestLab. Trata-se de um software moderno e prático cujo objetivo é auxiliar no gerenciamento de coisas como processos internos e setores organizacionais.

Entre os resultados preliminares já obtidos com o desenvolvimento do sistema, estão a documentação de requisitos, a identidade visual (incluindo o protótipo de alta fidelidade) e o desenvolvimento das funcionalidades.

Conheça os pesquisadores:

  • Eriky
  • Israely
  • Jorge
  • Marina
  • Jacilane

Confira o artigo completo clicando aqui.

LearningLab – Uma Trajetória de Quatro Anos de Sucesso nas Ações de Permanência e Formação dos Estudantes de Computação do Interior Cearense

O artigo em questão é um apanhado geral sobre o LearningLab, o qual visa mostrar como o projeto contribui para a formação dos estudantes de computaçao na UFC campus de Russas por meio de ações como cursos, palestras, campanhas, conteúdos em suas redes sociais e extensão.

O artigo mostra um apanhado dessas ações, bem como seus resultados — como os 274 certificados gerados para cursos e os 605 gerados para palestras, as quais contaram com participantes de 13 universidades em 6 estados do Brasil.

Conheça os pesquisadores:

  • Israely
  • Adam
  • Jorge
  • Raí
  • Marina
  • Gabriela
  • Jacilane

Confira o artigo completo clicando aqui.

Versionamento de Projeto na Prática com Git e GitHub: Um Relato de Experiência do Curso Ofertado pelo Projeto LearningLab No Interior Cearense

O domínio de técnicas modernas de controle de versão é um requisito básico para trabalhar com software atualmente — especialmente caso o trabalho envolva mais de uma pessoa. Por isso, o LearningLab ofereceu um curso de Git e GitHbu para capacitar estudantes com a tecnologia.

Esse artigo é um relato de experiência sobre a aplicação do curso, o qual contou com a participação de 34 alunos e foi aplicado na Universidade Federal do Ceará (campus de Russas).

  • Adam
  • Israely
  • Letícia
  • Laura
  • Aline
  • Lívia
  • Jacilane

Confira o artigo completo clicando aqui.

O que acharam dos nossos artigos? Muita coisa já produzida, não?